Ad Home

Pureza da água tratada também é responsabilidade do consumidor; saiba como mantê-la limpa

Água passa por uma série de transformações até chegar a residência dos consumidores. Lá, é preciso atenção especial também


A água potável é imprescindível para a saúde e fundamental para a vida humana. Os sistemas de abastecimento públicos são os responsáveis por tratar a água bruta dos mananciais e distribuí-la em condições de consumo pelas pessoas. Mas engana-se quem acha que ela não precisa de cuidados quando chega em casa. A partir daí, a pureza da água passa a ser responsabilidade do consumidor. Pensando nisso, listamos alguns cuidados essenciais que você deve ter:

- Se a água que chega à sua casa é tratada, através de um sistema de abastecimento público, é necessário fazer o uso do filtro e sempre prestar atenção na troca da vela. Quando passar muito tempo sem ser consumida, é necessário trocá-la. A limpeza das velas deve ser feita apenas com água, sem o auxílio de outro produto.
- Mesmo com a água tratada, é importante ficar atento ao seu aspecto. Em caso de qualquer alteração, o consumidor deve ligar para o 0800 0555 195, serviço de atendimento da Embasa, e relatar o ocorrido. A ligação é gratuita.
- Já os reservatórios de água precisam ter atenção especial. A cada seis meses, é necessário fazer limpeza e desinfecção. Lembrando que todo vasilhame utilizado para guardar ou transportar água tem de ser bem limpo e tampado. 
- Tenha cuidado ao armazenar água da chuva. Ela não deve ser utilizada para consumo humano, nem para cozinhar, lavar roupas, frutas, verduras ou a louça. Uma boa utilidade para esse tipo de água é no vaso sanitário e na lavagem de áreas externas e de carros.
- E se você tiver outras fontes de água, como poço ou captação de água de chuva, não misture essas águas na rede que distribui a água tratada dentro do imóvel.

Como a água chega nas nossas casas?
Na Bahia, em 366 dos 417 municípios da Bahia, a água tratada chega aos domicílios pelas redes de abastecimento operadas pela Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento.  O trabalho da empresa começa nos mananciais, onde a qualidade da água bruta captada em rios, barragens e poços e os impactos da ação humana nesses corpos d´água é monitorada nos laboratórios da empresa. 
Em estado bruto, a água segue por adutora até a estação de tratamento, onde passa por várias etapas de remoção de impurezas, até se transformar em água potável. Na estação, a água bruta recebe algumas substâncias para modificar o pH e favorecer as reações químicas das etapas seguintes do tratamento. O cloro é utilizado para eliminar as bactérias que são nocivas à saúde humana e deve estar presente na água que circula em toda a rede de abastecimento para que chegue com qualidade até o consumidor.

Fonte: iBahia
Tecnologia do Blogger.