Ad Home

WhatsApp falso foi baixado mais de 1 milhão de vezes no Android




Aplicativo foi criado apenas para exibir publicidade
Um aplicativo falso que se passa pelo WhatsApp foi baixado mais de um milhão de vezes na Google Play, loja para o sistema Android. Batizado de "Update WhatsApp", ele tem um desenvolvedor com um nome que, à primeira vista, parece ser o mesmo usado para distribuir o verdadeiro aplicativo: "WhatsApp, Inc.". 
Usuários perceberam, no entanto, uma diferença sutil: os desenvolvedores do app ilegítimo usando espaços ao lado do nome do desenvolver, o que não aparece para o usuário. A diferença é imperceptível, a não ser quando se clica no nome do desenvolvedor.
Em sua conta no Twitter, Nikolaos Chrysaidos , que é pesquisador de segurança da Avast, disse que este falso app foi criado apenas para exibir propagandas, o que não acontece na versão original. Em apps que exibem publicidade, o desenvolvedor fatura cada vez que alguém clica em uma das propagandas - o valor por usuário geralmente é bastante baixo, mas com a grande quantidade de downloads, as chances aumentam de faturar mais. 
A Google Play tem vários filtros para impedir que apps maliciosos ou falsos entrem na loja. Mesmo assim, muitos aplicativos duvidosos acabam conseguindo fazer parte do ecossistema. Com a repercussão do caso, o Google deletou o aplicativo em questão da loja.
Fonte: Jornal Correio
Tecnologia do Blogger.