Ad Home

SEGUNDA SEM CARNE - ALMÔNDEGAS DE LENTILHA SEM GLÚTEN

Esta é mais uma deliciosa opção de preparar lentilhas. Preparei a massa, fiz as bolinhas tipo almôndegas, assei rapidamente e depois cozinhei em molho de tomates caseiro. Não pode ser mais simples de fazer. Servi com espaguete e salada de verduras e legumes. Ficou uma delicia. Se você servir com um macarrão sem glúten, terá uma refeição completa sem glúten. Eu não tinha macarrão sem glúten em casa quando preparei este prato, e portanto servi com espaguete normal. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana                   

Serve duas pessoas



PARA AS ALMÔNDEGAS


  • xícara de lentilhas cozidas e escorridas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola pequena picada bem miudinha ou se preferir, ralada
  • salsa e cebolinha a gosto
  • 2 colheres de sopa de alho poro picado
  • 1/4 xícara de farinha de grão de bico (ou outra de sua preferencia)
  • 1/4 xícara de polvilho ou farinha de tapioca
  • 2 colheres de sopa de farinha de milho (fubá)
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 pitada de páprica defumada em flocos (opcional)
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Escorra bem o caldo da lentilha e coloque em uma vasilha grande. Esmague um pouco com o garfo ate conseguir tipo uma pasta. Não esmague muito, deixe algumas lentilhas inteiras.  Acrescente a cebola, o alho, o alho poro, a salsa e cebolinha picadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Adicione a páprica defumada e o Nutritional Yeast se for utilizar. 
Acrescente a farinha de grão de bico e o polvilho. Misture bem para agregar os ingredientes. Coloque a farinha de milho e comece a modelar. O ponto desta massa e de não grudar nas mãos. Se estiver grudando ainda, acrescente mais um pouco de farinha de milho. Tome cuidado para não perder o tempero ao acrescentar mais farinha. Se for o caso, verifique se não e necessário repor algum tempero.

Modele as almondegas do tamanho que preferir e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse até dourar. O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente porque você vai colocá-las no molho de tomates. 

Enquanto as almôndegas estão no forno assando, prepare o molho de tomates caseiro.


PARA O MOLHO DE TOMATES

  • 1 cebola grande picada 
  • 1/2 xícara de salsa e cebolinha picados
  • 4 tomates grandes bem maduros picados
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 1 colher de chá de mostarda em pó (opcional)
  • sal e pimenta moída na hora a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal 




PREPARO

Aqueça o óleo em uma frigideira grande e funda, ou se preferir use uma panela. Eu adoro frigideiras, mas panela funciona legal também. Deixe o óleo aquecer bem e coloque a cebola picada. Abaixe o fogo.Tempere com sal e pimenta moída e acrescente a páprica defumada. Deixe a cebola dourar bem. Continue mexendo sempre.
Acrescente os tomates picados. (Se usar tomates orgânicos pode usar a pele, senão remova a pele, mas pode manter as sementes)
Deixe o tomate cozinhar e o molho se formar. Acrescente a mostarda em pó e continue mexendo mais um pouco.  Se for necessário acrescente um pouco de água fervente tomando o cuidado de acertar o tempero de novo. Deixe o molho apurar em fogo baixo. Retire as almondegas do forno e coloque na frigideira ajeitando dentro do molho. Deixe as almondegas cozinhar mais um pouco em fogo baixo dentro do molho para que o sabor do molho possa impregnar nas mesmas. Tome cuidado para que as almondegas não peguem no fundo da frigideira.Vire quando necessário para que elas cozinhem por igual e peguem a corzinha do molho de tomates. Jogue a salsa e cebolinha sobre as almondegas no molho e misture delicadamente. Tampe a frigideira ou panela e deixe em fogo bem baixo enquanto prepara o restante da receita.
Cozinhe um macarrão de sua preferencia "al dente" e escorra bem. Se você quiser manter a receita totalmente sem glúten, use um macarrão que também não tenha glúten, como o de arroz ou quinoa. Se não tiver problemas com glúten você pode fazer a mesma receita das almondegas usando farinha de trigo integral. Fica maravilhoso. 


Sirva estas deliciosas almôndegas sobre o macarrão como mostra a foto. Decore com cebolinhas verdes frescas picadas sobre o prato. Uma salada com legumes e verduras bem variadas completa esta refeição simples e muito saborosa. 

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Tecnologia do Blogger.