Ad Home

QUARTA DO CHÁ - Como Fazer Chá de Maçã – Receita, Benefícios e Dicas






Veremos abaixo como fazer chá de maçã, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de maçã e algumas dicas especiais.

As pessoas parecem estar mais bem informadas sobre a importância de adquirir uma alimentação saudável. Por mais que haja um crescimento de estabelecimentos e restaurantes que servem fast food, em contrapartida, percebe-se uma maior conscientização com relação aos hábitos alimentares.
Com tantas lojas de produtos naturais e alimentos fit, o investimento de empresas em produtos sem glúten ou sem lactose, voltados para atender ao crescimento da demanda das pessoas alérgicas, faz com que todos estejam mais atentos ao que consomem.

Nesse novo cenário é comum ver pessoas se preocupando com aquilo que ingerem. Os chás são um desses alimentos que muitos passaram a consumir com mais frequência em prol de uma vida mais saudável.
A maçã é uma das frutas bastante utilizadas no preparo de chás. A fruta é rica em nutrientes e boa parte deles está contida na casca, e até por este motivo, indica-se o consumo da casca e utilização da mesma no preparo de diversas receitas, e com o chá não é diferente. Confira alguns dos benefícios e como fazer chá de maçã mais abaixo.

Benefícios do Chá de Maçã: Para que Serve?

De modo geral, o chá de maçã contribui para aumentar a qualidade de vida, prevenindo doenças. Na casca da maçã que é utilizada para preparo do chá encontra-se uma grande quantidade de antioxidantes, que combatem o envelhecimento da pele e ajudam na renovação celular.
Os antioxidantes ajudam na prevenção do câncer, fortalecendo sistema imunológico. Algumas outras doenças que são prevenidas são o mal de Alzheimer e Parkinson, devido à proteção de células nervosas, mantendo as respostas do cérebro em perfeito funcionamento

A presença de fibras também é essencial para a saúde, pois ajuda a melhorar a digestão e aumentar a sensação de saciedade, o que contribui para o emagrecimento, regulariza e otimiza o funcionamento do intestino, bem como ajuda na eliminação de toxinas.
Sabe-se também que a maçã ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ou mantendo a diabetes sob controle. Também evita a absorção do colesterol ruim no organismo e diminui chances de enfarte e doenças cardíacas.

Sabe-se que as mulheres podem ingerir o chá de maçã durante a menopausa para ajudar a combater osteoporose devido à presença de flavonoides. A presença de fitoquímicos na maçã é ideal também para combater o câncer de mama, fígado e útero.
Com relação ao emagrecimento, a maçã também se destaca, pois além de causar sensação de saciedade também ajuda na eliminação de gordura pelo organismo. A casca da maçã também ajuda a prevenir retenção de líquido, pois desintoxica o organismo.

Como fazer o chá de maçã – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de maçã. Aprenda como fazer chá de maçã para o máximo em benefícios e sabor:


1. Receita de chá de maçã

Ingredientes:
  • 1 maçã com casca;
  • 500 ml de água.
Modo de preparo:
Leve a casca da maçã lavada na água e deixe em infusão por 15 minutos. Beba em seguida.

2. Receita de chá de maçã com gengibre

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 3 colheres de sopa de gengibre em lascas;
  • 3 maçãs grandes picadas com casca e sem sementes.
Modo de preparo:
Lave os ingredientes e pique. Coloque água em uma chaleira e adicione maçã e gengibre. Leve ao fogo para ferver. Desligue, tampe, deixe por 5 minutos e sirva.


3. Receita de chá de maçã com canela

Ingredientes:
  • 500 ml de água;
  • casca de 1 maçã;
  • 1 canela em pau.
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes para ferver numa panela com água. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e sirva natural ou adoçado naturalmente.

4. Receita de chá de maçã com especiarias

  • 1 maçã;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 2 cravos;
  • 1 anis estrelado;
  • 1 canela em pau.
Modo de preparo:
Descasque a maçã e retire as sementes. Coloque as cascas da maçã e metade da polpa em uma chaleira, acrescente a água, os cravos, o anis e a canela. Depois que começar a ferver, conte mais 5 minutos em fogo baixo. Coe e sirva quente com a outra metade da polpa picada.

5. Receita de chá de maçã com laranja

Ingredientes:
  • 3 maças cortadas em cubos com casca;
  • casca de 1 laranja;
  • 1 litro de água.
Modo de preparo:
Coloque a água em uma chaleira com as maçãs em cubos e casca de laranja e deixe ferver. Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Sirva. Se preferir, pode beber gelado. 

6. Receita de chá de maçã com camomila

Ingredientes:
  • suco de 4 laranjas;
  • 1 maçã fuji picada com casca;
  • 1 colher de sopa de camomila;
  • 200 ml de água.
Modo de preparo:
Em uma panela acrescente o suco de laranja e a água. Coloque a maçã e deixe ferver. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 10 minutos, até a maçã começar a desfazer. Adicione a camomila, desligue, cubra e deixe descansar por 3 minutos. Sirva. 

Como tomar o chá de maçã

O chá de maçã pode ser consumido até três vezes ao dia. Não deve ser guardado de um dia para o outro, pois pode perder seus nutrientes e propriedades benéficas ao organismo. Por isso, é importante que você prepare somente quando for consumir. De preferência, evite adoçar, pois a maçã já tem um sabor adocicado natural; se mesmo assim quiser, acrescente um pouco de mel.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Fonte: Mundo Boa Forma.
Tecnologia do Blogger.