Ad Home

QUARTA DO CHÁ - 10 Benefícios do Chá Mate – Para Que Serve e Propriedades







Consumimos várias coisas, desde sempre, diariamente, porque gostamos, porque fomos acostumados quando crianças, por comodidade, e a maioria delas pode ser rica em propriedades e nós nem sabemos. Uma dessas bebidas triviais é o chá mate. Mas você sabe para que serve o chá mate?
Consumido em todo o Brasil, de várias maneiras, conhecido por vários nomes, fato é que os benefícios do chá mate são inúmeros, seja na erva mate, no chimarrão ou no tererê.
Hoje em dia, ele tem sido alvo de diferentes estudos voltados às suas substâncias bioativas, como flavonoides e ácidos fenólicos, além da cafeína. Confira abaixo uma lista das propriedades e dos vários benefícios do chá mate à saúde e boa forma.

1. Emagrecedor

O chá mate é uma bebida termogênica. Para que provoque o emagrecimento, é recomendado que se tome 1 litro de chá ao dia, em horários intercalados, fora das refeições, porque a cafeína pode dificultar a absorção de ferro e cálcio.
Uma xícara de chá, quando consumido sem açúcar ou mel, fornece 2 calorias.
2. Reduz o colesterol
Segundo pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, o chá mate diminui o colesterol ruim (LDL), enquanto eleva o bom colesterol (HDL).

3. Coadjuvante no tratamento da esteatose hepática

Essa patologia é conhecida popularmente como “gordura no fígado”. Alguns estudos relatam que o chá mate auxilia na oxidação dessa gordura, ajudando no tratamento

4. Ação diurética

Como a maioria dos chás, o mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço.

5. Estimulante

Os praticantes de esporte devem consumi-lo com frequência, pois, além de hidratar, outros benefícios do chá mate é estimular nervos e músculos, e ainda ajudar a combater a fadiga muscular.

6. Antienvelhecimento

Seus polifenois antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por nosso envelhecimento celular.

7. Ajuda o coração

Em um dos estudos realizados pela USP em São Paulo, foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

8. Supressor de apetite

De acordo com estudos da University of Surrey, em Guildorf, Inglaterra, o chá mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.

9. Aumenta a queima calórica

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios do chá mate.

10. Ajuda no controle da diabetes

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente.
Todos os benefícios do chá mate serão notados caso haja uma constância e regularidade em relação ao seu consumo.

Como Preparar o Chá Mate
Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver. Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.
Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias. Apague o fogo. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 10 minutos.

Dando Sabor ao Chá Mate

Os apreciadores poderão desfrutar dos benefícios do chá mate ao natural, mas nem todos gostam do seu sabor amargo característico. Tomá-lo várias vezes ao dia com açúcar poderá surtir um efeito indesejado na balança.
Para essas situações, é possível variar facilmente, bastando acrescentar um pedaço de alguma fruta, preferencialmente cítrica. Elas têm paladar bem invasivo, e facilmente marcam presença junto ao chá.
Tente prová-lo com algumas gotas de limão ou laranja, um pedaço de abacaxi ou mesmo um morango. As frutas permitem grandes variações, inclusive no verão, quando favorecem o consumo do chá mate gelado. As cascas das frutas também funcionam, como por exemplo, a maçã.
Outras variantes de sabor são as especiarias que podem ser adicionadas ao processo de fervura, tais como cravo, um pedaço de canela, um pedacinho de gengibre.
As ervas frescas são outros aliados na busca por novos sabores. Entre elas: um raminho de hortelã, camomila, capim cidreira ou erva-doce.
Ele deve ser consumido, de preferência, assim que estiver pronto. Dessa forma, as propriedades não se perdem, assim como o sabor se acentua, e você poderá usufruir de todos os benefícios do chá mate. Evite guardá-lo pronto por mais de 12 horas, pois, assim como o café, ficará insosso.
A erva mate vendida a granel, em lojas de produtos naturais, apresenta menos misturas, o que lhe confere um sabor mais encorpado e com mais propriedades do que o chá mate em saquinhos.

Contraindicações

  • Gastrites e úlceras: A erva mate é contraindicada para pessoas que apresentam problemas gástricos, podendo irritar ainda mais a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;
  • Insones: Por ser estimulante, é melhor evitá-lo antes de dormir, principalmente pessoas com histórico de problemas de insônia e hiperatividade;
  • Hipertensos: Devem-se orientar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada;
  • Pessoas muito agitadas devem consumi-lo moderadamente;
  • Algumas pessoas poderão apresentar dor de cabeça ou enxaqueca quando ingerirem em demasia.

Dica de Chá Mate Detox

Para quem quer experimentar os benefícios do chá mate como detox, inserimos uma receita bem simples.
Você vai precisar de:
  • 1 maçã com casca;
  • 1 folha de couve sem o talo;
  • 200 ml de mate;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente. Para “turbinar” o chá detox e deixá-lo termogênico, acrescente um pedacinho de gengibre.
Use e abuse da versatilidade do chá mate, no inverno e no verão.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Fonte: Mundo Boa Forma.
Tecnologia do Blogger.