Ad Home

QUARTA DO CHÁ - Chá de Erva Cidreira Para Que Serve e Benefícios



Duvido que você nunca tenha ouvido falar do chá de erva cidreira. Na verdade, é bem provável que você já tenha tomado essa delícia em uma ou outra oportunidade, não é mesmo? Esse é outro chá que fez a cabeça dos brasileiros e está dentro do nosso dia a dia desde sempre.

Mas afinal, quais são suas propriedades e de onde ele vem? Porque o chá de erva cidreira está tão presente no nosso cotidiano? É isso que analisaremos aqui!


Chá de erva cidreira – Para que serve?

Essa é uma pergunta justa, se formos parar para pensar. Afinal de contas, todo mundo vive falando do chá de erva cidreira, mas a maioria das pessoas sequer sabe explicar o porquê, o que ele tem de tão bom!
Além disso, normalmente nem conhecem a origem dele, o que torna ainda mais difícil apostar em toma-lo assim, de uma hora para outra! Cha de erva cidreira BenefíciosSem problemas, a gente veio para esclarecer, para elucidar, então vamos lá?
Para começar, o chá de erva cidreira tem como matéria prima a erva cidreira, que tem o nome científico de Melissa officinalis. A planta em si é muito utilizada em pessoas que tem problemas digestivos constantes e funciona como um ótimo calmante, para aqueles que desejam ter uma boa noite de sono. É muito fácil encontra-la em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, o que estimula ainda mais seu uso.
Entre as suas propriedades mais conhecidas está o seu poder calmante, a sua funcionalidade diurética, de analgesia, antimicrobiana, de melhorar o aspecto de cicatrizes ou evitar que elas se formem, o poder tônico, sedativo, relaxante, antinevrálgico, de expectorante, antiviral, antibiótico e anti-inflamatório! Não é demais?

Veja a Lista de Benefícios

Não faltam vantagens para aqueles que resolvem ter no consumo do chá de erva cidreira um estilo de vida. Você quer ver os maiores benefícios de você entrar para esse time? Veja a lista a seguir:
  • Ele faz com que você durma muito melhor;
  • Ele ajuda no combate dos gases;
  • Alivia demais as cólicas intestinais e as menstruais;
  • Ajuda na prevenção de graves distúrbios renais;
  • Alivia e muito a tosse;
  • Diminui consideravelmente as dores de cabeça;
  • Promove o bem estar e também a tranquilidade;
  • Ajuda na diminuição do nervosismo e da agitação comum às pessoas mais ansiosas;
  • Trata problemas de saúde comuns como os problemas digestivos, a herpes, o acúmulo de catarro, o arroto, as palpitações e também as crises de vômito;
  • Ajuda no combate a retenção de líquidos;
  • Ajuda a limpar, a revigorar e também a cicatrizar a pele;

Chá de erva cidreira emagrece?

Essa é uma boa questão, que vem se tornando mais atual a cada dia, desde que surgiu à tona a dieta da erva cidreira com limão. Não se trata de nenhum daqueles regimes super restritivos e perigosos, mas de seguir uma alimentação equilibrada e tomar um suco feito do chá de erva cidreira com limão.
Mas o que o a erva cidreira e o limão teriam a oferecer de bom para quem quer emagrecer? Simples: a erva cidreira tem na sua composição uma série de substâncias que ajudam a acalmar, a diminuir e muito a ansiedade, o que é ótimo para quem engorda porque não consegue parar de comer, já que controla a compulsão.
O limão por sua vez é um verdadeiro detergente natural do organismo, desintoxicando-o por completo e permitindo que ele elimine mais facilmente a gordura e que o metabolismo assim funcione de forma muito mais aprimorada.

Quer saber qual a receita de sucesso? Veja a seguir:

Ingredientes:
  • 10 folhas de erva cidreira;
  • 300 ml de água;
  • ½ limão;
  • Adoçante a gosto;
Modo de preparo:
1- Deixe as folhas de molho por pelo menos meia hora,
2- Em seguida bate no liquidificador o limão sem as cascas com a água.
3- Depois acrescenta as folhas e bata mais.
4- Coe, adoce como quiser e se delicie!

Fonte: Dieta e Boa Saúde.
Tecnologia do Blogger.