Ad Home

Governo lança Cartilha de Saúde e Segurança do Trabalhador


O lançamento da Cartilha Saúde e Segurança marcou a Audiência Pública alusiva ao Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizada nesta quarta-feira (9), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. 

Com tiragem de mil exemplares, a cartilha traz em seu conteúdo as responsabilidades institucionais e dos empregadores relativos à saúde e segurança dos trabalhadores; os fatores e situações de riscos existentes no ambiente de trabalho; medidas de controle entre outros temas.

Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) e da Saúde (Sesab) e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), a publicação é parte da Coleção Trabalho Decente.

“A cartilha, que será distribuída em sindicatos e unidades da Rede SineBahia, atende um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que é a Segurança e Saúde do Trabalhador”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis. 

De acordo com o chefe do Setor de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTEBA), Maurício Melo, foram registrados, em média, 4,1 mil acidentes de trabalho em Salvador entre os anos de 2014 e 2016. 

“Esses números são de trabalhadores contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Não registramos casos com trabalhadores inseridos em atividades por conta própria ou na informalidade. O número geral é bem superior”, lamenta Melo. 

Forumat


O Fórum realiza ações no âmbito estadual, com o objetivo de debater situações de riscos decorrentes das atividades laborais e adotar medidas eficazes de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores e com as questões do meio ambiente do trabalho, proporcionando uma melhor qualidade de vida a esses trabalhadores, através do conjunto das entidades comprometidas com a temática no Estado. 

Formado por instituições públicas das esferas (municipal, estadual e federal), representação dos trabalhadores, empregadores o Forumat é, atualmente, coordenado pela Setre.


Fonte: Ascom/ Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre)
Tecnologia do Blogger.