Ad Home

7 doenças que afetam cães idosos

Os primeiros sinais da velhice, para um cão, começam a surgir quando eles completam 6 anos de idade. Ainda assim, eles só passarão a ser considerados idosos quando chegarem aos 8 anos.
7 doenças que afetam cães idosos
Quando chegam a uma certa idade os cães ficam mais propensos a sofrer de algumas doenças. Isso porque seu metabolismo está mais fraco e esses males são comuns nos pets que se encontram em idade avançada.
Por isso, quando nossos amigos de quatro patas ficam mais velhos, é preciso estar constantemente atento a sua saúde.
Será que você sabe quais são as doenças mais comuns que afetam cães idosos?

7 doenças que afetam cães idosos

1 – Insuficiência renal crônica

7 doenças que afetam cães idosos
Essa é uma doença que pode surgir em qualquer idade, porém é mais comum nos cães em idade mais avançada. Trata-se de uma dificuldade que o rim tem de absorver água e transformá-la em urina.
Como resultado disso os rins do animal diminuem de tamanho e se tornam fibrosos e enrugados.
Os sintomas envolvem ingestão de muita água, perda de peso, perda de apetite, xixi em grande quantidade e até mesmo vômitos.

2 – Doença periodontal

Caracterizada por forte mau-hálito, mudanças na alimentação – o animal passa a ficar resistente com determinados alimentos ou come pouco – e perda de peso.
Caso não seja tratada pode haver perda de dentes e até mesmo o desenvolvimento de infecções graves.

3 – Osteoartrite

7 doenças que afetam cães idosos
A doença é comum e está relacionada com o envelhecimento natural de cartilagens, que se desgastam com o tempo.
Infelizmente não há como evitar a osteoartrite, mas é possível ficar atento a algumas situações que podem piorar a enfermidade.
Cães acima do peso ou de grande porte são mais propensos a doença. Fique atento a qualquer sinal de dificuldades em subir escadas ou rigidez logo que o pet se levanta.

4 – Câncer

Assim como em nós humanos, quanto mais tempo vive um animal maiores as chances de que ele venha a desenvolver algum tipo de câncer.
A boa notícia é que a grande maioria dos tumores são benignos e quando se tratam de câncer mesmo há várias técnicas para minimizar os sintomas.
É uma doença que atinge muitos cães que já passaram da idade adulta e apesar dos sintomas serem bem variados, fique atento a inchaços anormais, feridas que não cicatrizam, sangramentos, perda abrupta de apetite e dificuldades em respirar, urinar ou defecar.

5 – Obesidade

7 doenças que afetam cães idosos
Conforme o cão vai ficando mais velho é natural que você diminua a quantidade de passeios e brincadeiras, acreditando que ele deve descansar mais.
Aliado a isso você também aumenta a quantidade de comida ou passa a oferecer petiscos de fácil mastigação.
Como resultado disso o pet pode acabar ficando acima do peso.
A verdade é que não se devem abolir os exercícios físicos e as brincadeiras. Você apenas deve respeitar os limites do cão. Quando ele precisar parar e descansar, permita esse momento para ele.

6 – Catarata

A catarata se caracteriza pela perda total ou parcial da visão. O cão passa a esbarrar nos objetos da casa e seus olhos parecem leitosos ou nublados.
Se descoberta no começo – e quando o cão não está tão idoso – é possível fazer uma cirurgia para resolver o problema.
Caso não seja possível realizar a cirurgia o dono deve cuidar para que o pet não se machuque enquanto anda pela casa e ajuda-lo a chegar até o pote de comida e de água, por exemplo.

7 – Problemas cardíacos

7 doenças que afetam cães idosos
Cães em idade avançada são mais propensos a problemas cardíacos, principalmente nas válvulas do coração.
Os sintomas de que há algo errado com o coração do pet envolvem cansaço acima do normal ao fazer uma atividade física, tosse, falta de ar e língua arroxeada.
Fique atento aos sinais e procure um veterinário quando sentir que seu melhor amigo não está se sentindo bem. Isso poderá salvá-lo!

Fonte: Cachorro de 29 anos.
Tecnologia do Blogger.