Ad Home

SELO UNICEF: Edição 2017 está com inscrições abertas até o final de julho; Baianos podem participar

As inscrições para a o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 estão abertas. Podem se inscrever 2.278 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal até 31 de julho. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula que as gestões implementem políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Os documentos para a inscrição podem ser acessados no site do órgão. Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.
Em 2016, 28 baianos foram certificados pelos avanços em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. Os municípios reconhecidos realizaram mais de 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Neles, a mortalidade infantil caiu 14% entre 2011 e 2014. Outro indicador de destaque foi referente à educação: menos crianças abandonaram a escola no ensino médio básico. Os municípios certificados tiveram uma melhora de 27% na taxa de abandono, que caiu de 5,1% em 2012 para 3,7% dos alunos matriculados em 2015.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional com objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescência. “O UNICEF capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações. Mas esses resultados só aparecem em consequência de um trabalho intersetorial no município”, diz o representante do órgão no Brasil, Gary Stahl.
Podem aderir ao Selo os municípios localizados em nove Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos nove Estados que compõem a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Na edição 2013-2016, o Selo UNICEF recebeu 1.745 inscrições de municípios na Amazônia e no Semiárido.
Tecnologia do Blogger.