Ad Home

Secretaria de Saúde promove vacinação contra febre amarela no final do mês


Para ampliar a imunização dos moradores de Salvador contra a febre amarela, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar o Dia D de vacinação no dia 29 (sábado) deste mês. Uma vez que nenhum caso suspeito da doença foi registrado na capital baiana, o objetivo é apenas fortalecer o bloqueio contra a doença. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas ainda precisem ser imunizadas no município.
"Nos meses de março e abril, tivemos episódios de macacos identificados com febre amarela no perímetro urbano e essa informação gerou uma grande procura pela vacina nos postos de saúde. No entanto, passado esse período, as pessoas deixaram de buscar os serviços para imunização. Por esse motivo, vamos promover um Dia D para ampliar o acesso às doses e aumentar a cobertura vacinal", disse a diretora geral de Vigilância à Saúde, Geruza Morais.
Nesta semana, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capturaram três macacos (dois mortos e um vivo) na região de Sussuarana. As amostras recolhidas foram encaminhadas para análise laboratorial para realização de exames de detecção da febre amarela. Vale lembrar que a vacinação acontece ainda de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas, em todas as 126 salas de vacina da rede municipal.
Contraindicação
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. A imunização é feita em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos.
Tecnologia do Blogger.