Ad Home

Descubra o que acontece no seu corpo 10 horas após você usar esmalte de unhas

Você gosta de pintar as unhas?
Se a resposta é sim deve ficar atenta para alguns problemas que o esmalte de unhas pode trazer para a sua saúde.
Talvez você nunca tenha se perguntado, mas é importante saber o que acontece no seu corpo num período de 10 horas depois de você ter pintado as unhas.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke decidiu fazer testes com várias mulheres que usavam marcas de esmaltes diferentes e o resultado foi bastante impressionante.

O que os pesquisadores descobriram em relação ao esmalte de unhas

Ao analisar o organismo de várias mulheres que usavam diferentes marcas de esmaltes de unhas, os pesquisadores observaram a presença de fosfato de trifenila (TPHP).
Para quem não conhece esse composto é um bastante nocivo para o organismo que pode afetar o sistema endócrino sendo então responsável pelo ganho de peso, alterações no metabolismo entre outros efeitos.
O TPHP é uma neurotoxina que pode afetar também o cérebro.
Nessa pesquisa se observou que depois de 10 horas que haviam pintado as unhas as mulheres apresentavam taxas até 7 vezes maiores que a considerada normal dessa substância no organismo.
Um esmalte de unhas tem uma química poderosa e por isso mesmo parte das empresas nem divulga em seus rótulos os ingredientes.
Mulheres que pintam as unhas com muita frequência têm mais risco de sofrer com as alterações causadas pelo TPHP.

Outros riscos que o esmalte de unhas oferece


Além do aumento exponencial de TPHP no sangue o uso de esmalte de unhas pode ser prejudicial por outros ingredientes contidos em sua fórmula.
Abaixo listamos alguns desses componentes que podem prejudicar a sua saúde, vale a pena dar um intervalo maior entre uma esmaltada e outra.

Tolueno

Um produto químico que deve ser mantido longe de gestantes e lactantes, pois torna mais difícil o desenvolvimento do feto além de contaminar o leite materno.
A pele também pode ser danificada se for frequentemente exposta a esse produto químico.

Formaldeído

O ingrediente que adiciona o cheiro forte que o esmalte de unhas possui é um agente cancerígeno que pode ser dissolvido na água e no ar.
Ficar muito tempo exposto ao formaldeído pode acarretar em problemas na garganta e até mesmo falta de ar.

Ftalato de dibutilo

Algumas marcas de esmalte visando reduzir o contato com TPHP substituem esse ingrediente por ftalato de dibutilo, porém, não resolve muita coisa já que também causa sintomas semelhantes.

Como fazer esmalte de unhas caseiro

Sendo muito difícil encontrar no mercado brasileiro esmalte de unhas sem os ingredientes nocivos que citamos acima, é interessante aprender a como fazer esmalte caseiro.
Abaixo damos as instruções necessárias para que você possa colorir as suas unhas da maneira que desejar fazendo seu próprio esmalte.
Ingredientes
Base de unha transparente
Palito de madeira
Sombras de maquiagem nas cores que deseja o esmalte
Recipiente que possa ser fechado para conservar o seu esmalte
Tesoura
Bolsa pequena de plástico que seja vedada
Como fazer
Escolha a sombra da cor que deseja que seja o seu esmalte, guarde-a então dentro da bolsa de plástico.
Com o auxílio de um objeto pontudo bata com força sobre a sombra até que ela se desmanche dando origem a um pó bem fino.
Ao observar que a sombra está bem desmanchada em pó corte um dos cantos da bolsa e adicione um pouco do pó de sombra no recipiente escolhido para acondicionar o seu esmalte.
Adicione então a base transparente para unhas, vá adicionando até que o pó de sombra suma.
Com o palito de madeira misture bem até que o pó da sombra se misture bem com a base transparente.
Seguindo esses passos você terá um bom esmalte caseiro, você pode repetir o procedimento para diferentes cores.
Tecnologia do Blogger.