Ad Home

Castramóvel inicia esterilização de cães e gatos em Mussurunga


O Castramóvel – serviço itinerante gratuito da Prefeitura de castração de cães e gatos – já fez até esta segunda-feira (10) a triagem de 237 animais, sendo 108 cães e 129 gatos, no bairro de Mussurunga. O atendimento, iniciado na semana passada, é realizado até o próximo dia 28 na Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Eduardo Mamede, no Setor E, sempre das 8h às 12h.

A unidade móvel faz o cadastramento e triagem dos pets às segundas e terças-feiras do mês, onde uma avaliação é realizada antes do encaminhamento para a cirurgia. Para o atendimento, são distribuídas 100 fichas por dia. Já o procedimento para esterilização acontece às quartas, quintas e sextas-feiras.

Para fazer o procedimento em cães e gatos, o responsável pelo animal precisa comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica. Já os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Os pets vacinados há mais de um ano também precisam atualizar a imunização, respeitando o prazo de 10 dias para a castração. A cirurgia não é feita nas fêmeas em estado gestacional.

Para o médico veterinário Aroldo Carneiro, que é chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a castração é importante para o controle da reprodução desordenada dos animais, o que gera alto risco de abandono dos bichos nas ruas. “Além disso, evita-se a proliferação de zoonoses nocivas à saúde humana e animal, como a hidrofobia (raiva), trazendo benefícios à saúde das pessoas e de outros animais. A esterilização também reduz a agressividade e diminui consideravelmente o hábito, geralmente mantido pelos machos, de urinar em locais inadequados para marcar território", explica Carneiro.

Balanço – De janeiro a junho deste ano, 1.400 caninos e 1.772 felinos foram castrados pelo serviço municipal, totalizando 3.172 animais esterilizados. Desde outubro de 2013, quando a atividade itinerante teve início, 22.696 animais passaram pelo serviço cirúrgico gratuito proporcionado pelo Castramóvel.

Secom
Tecnologia do Blogger.