Ad Home

Trânsito vai mudar na Orla de Salvador nesta terça-feira (13)

Quem trafega pela região do Jardim dos Namorados vai encontrar mudanças no caminho em breve. A área nas proximidades do Caranguejo da Bahia será um dos alvos de quatro grandes intervenções de trânsito na cidade nas próximas semanas.

As novidades devem ser anunciadas pela prefeitura nesta terça-feira (13), em um evento no próprio Jardim dos Namorados, a partir das 9h. Só lá, de acordo com a assessoria, serão investidos cerca de R$ 2 milhões, entre implantação de novos semáforos, sinalização, iluminação e pavimentação, além de alterações no fluxo de tráfego.
“É uma demanda antiga e nossos estudos já mostravam a necessidade de fazer a intervenção. Hoje, a mobilidade da área dos Jardim dos Namorados é uma das piores da cidade”, afirmou o secretário municipal da Mobilidade, Fábio Mota, ao CORREIO. As outras mudanças viárias serão no Stiep, no Imbuí e na Avenida Aliomar Baleeiro – ao todo, serão investidos cerca de R$ 4 milhões. De acordo com a prefeitura, as mudanças têm, como objetivo, melhorar a mobilidade e a segurança dos pedestres.
No Jardim dos Namorados, as mudanças são consideradas mais intensas. Para começar, quem vai de Itapuã em direção ao Centro da cidade vai poder seguir pela Orla direto – passando em frente ao Caranguejo da Bahia até a Avenida Manoel Dias da Silva. Antes, a única opção era ir em direção à Rua Fernando Menezes de Góis, como se fosse em direção ao Colégio Integral.
“Ali (na Fernando Menezes de Góis), você pega o trânsito do colégio, o trânsito de quem sai da Avenida Paulo VI e o trânsito da Avenida Magalhães Neto. Mas, agora, o resto do fluxo vai para as quatro novas faixas que já saem na Manoel Dias”, explicou. Além disso, quem vai no sentido contrário vai encontrar um retorno ampliado na entrada do Costa Azul, para garantir melhor fluidez.
Segundo Mota, as novidades não vão provocar retenção na Avenida Manoel Dias, quando o fluxo da Orla se juntar ao fluxo de quem vem da Rua Fernando Menezes de Góis. “Não vai ter retenção porque vamos mexer nos semáforos e aumentar o tempo deles na Manoel Dias. Temos que fazer essa correção porque o tempo do semáforo das transversais é muito grande. Agora, eles vão ficar abertos por mais tempo na Manoel Dias”.
Mais intervenções
Já no Stiep, obras já começaram e visam facilitar o acesso de motoristas que avançam rumo à orla de Salvador pelo Centro de Convenções. Segundo a Transalvador, a mudança se tornou necessária depois do aumento do fluxo de veículos na área, com a implantação da Estrada do Curralinho, que liga a Avenida Paralela ao Stiep. Por lá, a prefeitura fará cortes no canteiro central que irão possibilitar a eliminação de retornos.
No Imbuí, será construído um novo acesso na saída da Rua Jaime Sapolnik, que aproveitará o semáforo de pedestres em frente ao canteiro central. Assim, quem sai do Conjunto Marback terá acesso direto à Avenida Jorge Amado, sem precisar passar pela Rua das Araras.
Em São Cristóvão, a Aliomar Baleeiro terá sentido único a partir da Rua Três de Maio em direção ao Salvador Norte Shopping. Quem quiser ir no sentido oposto vai seguir pela Rua Lauro de Freitas até a Rua Três de Maio até chegar à Avenida Aliomar Baleeiro.
Ainda segundo Fábio Mota, as quatro intervenções começam ainda nesta terça-feira, quando o prefeito ACM Neto assinar a ordem de serviço para o início das obras. Depois, a previsão é que todas sejam concluídas em até 90 dias. 
Correio
Tecnologia do Blogger.