Ad Home

Com empréstimo do BID, Prefeitura promete alavancar turismo cultural e histórico "a médio prazo"


O prefeito ACM Neto (DEM) conversou com a Metrópole nesta terça-feira (6) e, além de anunciar um empréstimo de US$ 105 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para Salvador, afirmou ter grandes planos para o turismo soteropolitano. De acordo com Neto, a cidade vai ganhar pelo menos dois museus, além de outros investimentos, para alavancar o turismo de Salvador. Entre as novidades, o democrata elencou o Museu da Música Brasileira, prometido desde 2014 e que carecia de recursos para sua execução.
"Concluímos na semana passada o processo de desapropriação daqueles dois imóveis na Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo. Um é o [Casarão] dos Azulejos Azuis, que já demos a ordem de serviço e já começou a obra de escoramento, que é o primeiro passo para a recuperação completa daquele casarão, e lá vai funcionar o Museu da Música Brasileira, depois que ele for inteiramente recuperado. No casarão ao lado é exatamente onde vai funcionar o Museu da História da Cidade", contou.
Na conversa, o democrata salientou a importância do Museu da História da Cidade, que vai contar com o arquivo público mais antigo das Américas. "O arquivo público de Salvador, que é o mais antigo arquivo público das Américas, precisa ser disponibilizado permanentemente para os soteropolitanos e os visitantes de todos os cantos".
Neto comemorou também a junção dos investimentos culturais com os impactos positivos na economia da cidade. "Eu fico muito feliz, porque hoje a gente casa o investimento nos equipamentos e produtos culturais com um impacto econômico. Cada equipamento e produto desse vai significar uma cadeia de emprego gerada e uma divisa ainda maior para uma cidade que precisa ter conteúdo. Esse é o nosso grande diferencial, mais até do que o turismo de sol e praia: o turismo cultural, religioso, artístico e histórico. Investindo como nós estamos investindo, no Centro Histórico da cidade, eu não tenho dúvida de que nós vamos conseguir alavancar isso a médio prazo", garantiu.
Tecnologia do Blogger.