Ad Home

Futebol masculino terá grupo mais fácil na 1ª fase; já meninas pegam pedreiras


No sorteio dos grupos para o futebol masculino nos Jogos Olímpicos de 2016, que contou com a presença de Ronaldinho Gaúcho na retirada das bolinhas, a seleção brasileira terá um grupo teoricamente tranquilo pela frente. Cabeça de chave do grupo A, o Brasil pega Iraque, África do Sul e Dinamarca na primeira fase da campanha pelo inédito ouro olímpico. Suécia, China e África do Sul caíram no grupo das meninas brasileiras.
O time masculino estreia em Brasília contra África do Sul, em 4 de agosto, às 16 horas. Três dias depois, joga novamente na capital federal contra o Iraque, encerrando a participação na primeira fase em Salvador, contra a Dinamarca, dia 10. Já as mulheres pegam a China no dia 3 de agosto, no Rio, às 16 horas. Depois, duelam com a Suécia no dia 6, novamente no Rio, e fecham a fase inicial contra as sul-africanas no dia 9, em Manaus.
Em ambos os torneios, as seleções duelam com os adversários do próprio grupo. No masculino, as duas melhores de cada chave avançam diretamente para as quartas de final. Já no feminino, que conta com 12 times, os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados vão às quartas.
O sorteio foi realizado na manhã desta quinta-feira, no Maracanã e contou com a participação de Ronaldinho Gaúcho, medalhista de bronze com a seleção nos Jogos de Pequim-2008, quando a seleção foi comandada por Dunga. Janeth, prata no basquete em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000, Aline Pellegrino, prata no futebol em Atenas-2004 e Maurren Maggi, ouro no salto em distância em Pequim-2008, completaram o grupo responsável por tirar as bolinhas.
Pentacampeã do mundo, a seleção brasileira masculina nunca conquistou o ouro olímpico. A equipe chegou às finais em três oportunidades (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012), perdendo todas elas e ficando com a prata. O Brasil ainda levou o bronze em Atlanta-1996 e Pequim-2008.
Confira os grupos para o futebol masculino nas Olimpíadas:
Grupo A: Brasil, Iraque, África do Sul, Dinamarca
Grupo B: Japão, Nigéria, Suécia, Colômbia
Grupo C: México, Coreia do Sul, Ilhas Fiji, Alemanha
Grupo D: Argentina, Honduras, Portugal, Argélia
Futebol feminino
Um pouco antes foram sorteados os grupos do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de 2016 e o Brasil ficou em um grupo que demanda cuidado na competição, ao lado de Suécia, China e África do Sul.
As 12 equipes foram divididas em três grupos e o Brasil será cabeça de chave do grupo E. A China eliminou a tradicional seleção japonesa no classificatório para as Olimpíadas, enquanto a Suécia tem enorme tradição no esporte. Correndo por fora, a seleção sul-africana foi a melhor classificada do continente.
Confira os grupos do futebol feminino:
Grupo E: Brasil, Suécia, China e África do Sul
Grupo F: Alemanha, Austrália, Canadá e Zimbábue
Grupo G: Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Colômbia
Estadão
Tecnologia do Blogger.