Ad Home

Bahia acerta detalhes de segurança e mobilidade para as Olimpíadas


Faltando exatamente um mês para o início do percurso da Tocha Olímpica por 26 cidades baianas, os detalhes técnicos para que o estado receba eventos olímpicos - como os dez jogos de futebol que serão realizados na Arena Fonte Nova - e também atletas e seleções foram discutidos em reunião do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) das Olimpíadas na Bahia, nesta terça-feira (19), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre os temas abordados, a segurança pública e a mobilidade foram destaques. 

O GTT, criado por decreto do governador Rui Costa, é composto por secretários e suplentes de 12 secretarias e mais duas autarquias estaduais, sob a presidência do titular da Setre, Álvaro Gomes. “Todos os preparativos estão sendo feitos para os grandes eventos que serão realizados no estado. Teremos na Fonte Nova seleções importantíssimas como o México, atual campeão olímpico, [e] a Alemanha, campeã do mundo. Teremos um grande espetáculo”, afirma Gomes. 

Segundo ele, a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado vai treinar na nova piscina olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, e a seleção de judô de Cuba pretende utilizar o Centro Pan-Americano, em Lauro de Freitas, para treino e aclimatação. “Na reunião de hoje, nós identificamos que está tudo ocorrendo bem. A segurança já tem o plano montado e mobilidade também. Essa é a meta do Governo da Bahia e do governador Rui Costa”, acrescenta Gomes. 

Segurança 
Segundo o coronel da Polícia Militar Marcos Oliveira, coordenador de Segurança Pública para Grandes Eventos, a Bahia está articulada com outros estados. “Um dos pontos que nos preocupou foi a transição nas fronteiras com os estados do Espírito Santo e de Pernambuco. Fizemos uma videoconferência para permitir que as forças de segurança pública de um estado possam entrar no outro. Também estamos mandando nossa equipe de batedores para acompanhar o trajeto nas cidades do interior onde não há policiamento de trânsito”. 

O percurso da Tocha Olímpica na Bahia está previsto para ter início em 19 de maio, a partir da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, 26 cidades baianas serão contempladas com a passagem da tocha olímpica. Entre os principais destinos estão Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Paulo Afonso. Os sete últimos foram escolhidos como local de pernoite para a chama olímpica. 

“O modelo de segurança foi traçado a partir do plano estratégico de segurança integrada traçado pelos ministérios da Defesa e da Justiça e junto com a área de inteligência. Temos três eixos principais, que são defesa, segurança pública e inteligência. A palavra de ordem é integração total para o sucesso da missão”, explica o coronel Oliveira. 

Mobilidade 

A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, destaca que o sistema de mobilidade da Bahia para o transporte de torcedores foi o mais elogiado durante a Copa do Mundo. “Nós conseguimos evacuar a Arena em tempo recorde, menor que qualquer outro estádio do Brasil. O Governo do Estado vai participar com o metrô em pleno funcionamento, com mais experiência. Teremos ônibus saindo dos shoppings Bela Vista, Salvador e Salvador Norte até a Avenida Bonocô. [E] o metrô leva até o Campo da Pólvora, saindo do Acesso Norte. As pessoas podem deixar os carros no Shopping Bela Vista e pegar o metrô para chegar rapidinho à Arena”. 

Futebol olímpico

A Arena Fonte Nova vai receber dez partidas de futebol, sendo sete masculinas e três femininas, incluindo pelo menos um jogo da Seleção Brasileira. Na modalidade masculina, a primeira rodada dupla será no dia 4 de agosto, com Fiji e Coreia, às 17h, e México e Alemanha, às 20h. No dia 7, Fiji enfrenta o México, às 17h, e a Coreia joga contra a Alemanha, às 20h. 

Ainda pela primeira fase da competição, no dia 10, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Dinamarca, às 22h, em Salvador. Antes, às 19h, a partida entre Japão e Suécia vai abrir a última rodada dupla masculina na capital baiana. Nas quartas de final, a Arena Fonte Nova se despede do futebol olímpico masculino com o jogo entre o primeiro colocado do grupo B e o segundo do grupo A, no dia 13, às 16h. Caso o Brasil seja o segundo do grupo A, volta à capital baiana nesta data. 

O futebol feminino também vai contar com disputas na Arena Fonte Nova. Na primeira fase, no dia 9, a seleção da Austrália enfrenta o Zimbabwe, às 16h, e a Nova Zelândia enfrenta a França, às 19h. Nas quartas de final, às 16h do dia 12, as atletas da segunda colocada do grupo E vão encontrar a segunda do grupo F, encerrando o futebol olímpico na Bahia.

Partidas que vão ser realizadas em Salvador:

FUTEBOL MASCULINO


1ª FASE

04/08/2016
Fiji x Coreia, às 17h
México x Alemanha, às 20h

07/08/2016
Fiji x México, às 17h
Coreia x Alemanha, às 20h

10/08/2016
Japão x Suécia, às 19h
Dinamarca x Brasil, às 22h

QUARTAS-DE-FINAL


13/08/2016
1º colocado do grupo B X 2º do grupo A , às 16h

FUTEBOL FEMININO

1ª FASE

09/08/2016
Austrália X Zimbabwe, às 16h

Nova Zelândia x França, às 19h

QUARTAS-DE-FINAL

12/08/2016
2ª colocado do grupo E x 2º do grupo F, às 16h

Tecnologia do Blogger.