Ad Home

SE LIGUE: Asteroide vai passar pertinho da Terra na próxima terça; Colisão tem poder de bomba atômica

CUIDADO! Um asteroide batizado como 2013 TX68 passará perto da Terra no próximo dia 8 de março — ou seja, na próxima terça-feira. As observações da Nasa informa que o corpo celeste deve passar a cerca de 5 milhões de quilômetros da Terra. Mas ele, inclusive, pode ser capturado pelo centro gravitacional do planeta e reduzir sua aproximação para apenas 24 mil quilômetros. Parece muito, mas não é.
Pra se ter uma ideia a distância entre a Terra e a Lua é de 384 mil quilômetros — apenas!
O asteroide foi descoberto no dia 6 de outubro de 2013, quando se aproximou do planeta durante a noite. Após três dias sendo rastreado, ele passou para o lado claro do céu e não pode mais ser observado. Por não ter sido rastreado por longo período, os cientistas não podem determinar a órbita precisa em torno do Sol, mas foi possível determinar que o 2013 TX68 não se chocará com o planeta ao longo dos próximos cem anos — UFAAA!!!.
O 2013 TX68 tem tamanho estimado em cerca de 30 metros de diâmetro. Por comparação, o asteroide que cruzou a atmosfera em Chelyabinsk, na Rússia, há três anos, tinha aproximadamente 20 metros. A entrada na atmosfera de um asteroide com as dimensões do 2013 TX68 provocaria uma explosão de ar com cerca de duas vezes a energia do evento de Chelyabinsk, estimada em 500 quilotons. A bomba atômica de Hiroshima tinha 13 quilotons de energia.
Tecnologia do Blogger.