Ad Home

Monumentos de Salvador serão iluminados de azul pelos 70 anos da ONU

O Elevador Lacerda, o Farol da Barra e a Arena da Fonte Nova, além do Complexo Viário do Imbuí, em Salvador, serão iluminados de azul no próximo sábado (24). A iluminação especial faz parte de uma campanha global para comemorar o Dia da Organização das Nações Unidas (ONU) e também o 70º aniversário da instituição.
Mais de 160 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em cerca de 50 países participam da campanha ‘Iluminando o mundo com o azul da ONU’ – em inglês, ‘Turn the World UN Blue’. No Brasil, além de Salvador, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal estão incluídas na ação. O azul foi escolhido por ser a cor oficial da ONU.
De acordo com o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia, André Misi, a ação tem o objetivo de conscientizar a comunidade internacional sobre a importância da ONU para o mundo. O propósito dessa campanha é de chamar a atenção da população sobre a importância desse organismo para a unidade internacional. A ONU é o foro, por excelência, de cooperação e diálogo entre os Estados e atores relevantes da sociedade civil, a fim de encontrar soluções para desafios globais, por meio do que se chama de diplomacia multilateral, explica.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores da ONU, que assinaram a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 (a carta entraria em vigor em 24 de outubro de 1945). Misi lembra ainda que o país participa de forma engajada, desde a fundação da ONU, das discussões que ali se travam e das decisões que são tomadas no âmbito dos seus órgãos deliberativos.
A participação da capital baiana na campanha é coordenada pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia (Erebahia), com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e Marinha do Brasil.
Tecnologia do Blogger.