Ad Home

Salvador já conta com 50 pontos de coleta seletiva

Salvador já possui 50 pontos de coleta seletiva para resíduos recicláveis espalhados por diversas localidades. O equipamento mais recente foi instalado na região de Brotas. De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), as unidades de descarte voluntário ficam expostas em pontos de grande circulação de pessoas, como praças e outros logradouros da cidade, com capacidade para acondicionar resíduos como plásticos, vidros, metais e papeis. Os contêineres têm capacidade para acomodar até 2,5 metros cúbicos de material. A previsão da secretaria é atingir o total de 150 pontos até o final do ano e finalizar 2016 com 200 equipamentos. 

Para evitar o acúmulo de insetos e prevenir acidentes com coletores da Limpurb, que é parceira da secretaria no projeto, a Secis solicita à população que os resíduos estejam limpos e devidamente acondicionados (no caso de vidros, principalmente), antes de serem depositados nas caixas. Todo material captado será distribuído para seis cooperativas de reciclagem (Caec, Camapet, Canore, Cooperbari, Coopcicla e Cooperbrava). Segundo informações da Limpurb, para o transporte dos resíduos serão utilizados veículos específicos para coletar o material seco, evitando assim a contaminação com o lixo comum removido pelos demais caminhões que fazem a captação diária.   

A viabilidade do sistema de coleta se dá por conta da grande quantidade de material potencialmente reciclável que a capital baiana descarta de maneira inadequada. Segundo estimativa da Secis, das cerca de 70 toneladas do lixo recolhido mensalmente nas ruas de Salvador, mais de 40% poderia ser reaproveitado, mas a cidade só fazia a seleção de 1% deste total. Para ter acesso à localização dos pontos de coleta seletiva, o cidadão pode buscar pelo aplicativo “Coleta Seletiva Salvador”, disponível para Android e IOS. Dessa forma, ele será informado dos locais onde poderá descartar medicamentos, óleo comestível, entulho, resíduos de poda e capinação, móveis e lixo eletrônico (eletrodomésticos, pilhas, computadores, celulares, etc).
Tecnologia do Blogger.