Ad Home

Nove bairros recebem "faxinaço" para combate a mosquitos transmissores da dengue


O faxinaço contra os mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya promovido pela Prefeitura de Salvador percorrerá mais nove localidades neste final de semana. A ação, que acontece na sexta (7), sábado (8) e segunda-feira (10), sempre entre as 8h e as 15h, passará pela Estrada das Barreiras, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Arenoso, São Gonçalo do Retiro, Baixinha do Santo Antônio, Cabula, Arraial do Retiro e Santa Luzia do Lobato.


Durante o mutirão de limpeza, os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento. 
Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses também intensificarão as visitas casa a casa e a vistoria de depósitos elevados como caixas d'água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os agentes realizarão ainda a distribuição de materiais educativos com o intuito de sensibilizar a população sobre as medidas de combate aos vetores. 
Desde que foram retomados pela prefeitura há duas semanas, os faxinaços contra do Aedes já beneficiaram 15 bairros do município, recolhendo aproximadamente 210 toneladas de lixo nas localidades, além de visitar mais de 2.300 imóveis e eliminar cerca de 5 mil focos do vetor.

Balanço
O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou em uma redução de 77% no número de casos confirmados de dengue no município. De janeiro a agosto de 2015, a capital baiana registrou 478 casos da patologia, enquanto no mesmo período do ano passado foram confirmadas 2.053 pessoas infectadas.
A Vigilância Epidemiológica confirmou, ainda, três casos de zika vírus nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outras 17 mil ocorrências suspeitas seguem sob análise. No caso da chikungunya, a Prefeitura contabiliza quatro casos em 2015.​ 
Correio
Tecnologia do Blogger.