Ad Home

Saúde em Movimento chega à região de Seabra


A população de Seabra e mais 11 municípios da região está sendo contemplada, a partir de hoje, com a estratégia Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), chega na 61ª etapa com mais de 320 mil consultas oftalmológicas e 100 mil cirurgias de catarata realizadas, entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 municípios, dos 417 do estado.

Em Seabra, a ação prossegue até o próximo dia 11, quarta-feira, disponibilizando 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata. O atendimento está sendo feito na UPA 24 horas de Seabra, cotando com uma equipe de uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio, para a realização de consultas oftalmológicas, exames do aparelho ocular e cirurgias de catarata.

O público alvo da estratégia Saúde em Movimento são os alunos do TOPA (Todos pela Alfabetização) e a população com idade a partir de 60 anos. Para ter acesso à estratégia, o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município, que será responsável pelo agendamento, sendo necessária a apresentação do Cartão Nacional de Saúde e documento de identificação (RG).

Reconhecimento Nacional


A Estratégia Saúde em Movimento teve inicio em outubro de 2009, e até dezembro de 2012 realizou, em 53 Etapas, 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata. A ação teve reconhecimento nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros estados, a exemplo do Acre, Pará e mais recentemente, Minas Gerais. Em 2013, as atividades foram reiniciadas em outubro e, em dois meses, já realizou seis etapas, atendendo nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itaberaba e Santo Antonio de Jesus, sendo o atendimento extensivo a todos os municípios da região, contabilizando cerca de 18.800 consultas oftalmológicas e 11.500 cirurgias de catarata.

Em dezembro, além da região de Seabra, o Saúde em Movimento está acontecendo em Salvador, numa parceria com a Policia Militar e o Pacto pela Vida, disponibilizando 10 mil consultas e 3 mil cirurgias de catarata, entre os dias 3 e 14.

Fábrica de Óculos

A etapa do Saúde em Movimento na região de Seabra conta com a fábrica de óculos, para atendimento aos alunos do TOPA. Para os usuários que realizarem cirurgia de catarata, será disponibilizado o colírio para uso durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós - cirúrgica em 24 horas, e a equipe de oftalmologistas retornará ao município para realizar a segunda consulta pós-operatória no prazo de 30 dias.

De hoje até o dia 9, estão sendo realizadas consultas, e até o dia 9, cirurgias de catarata. São disponibilizadas mil consultas e 250 cirurgias de catarata/dia.


Ascom/Sesab
Saúde em Movimento/Seabra
Tecnologia do Blogger.