Ad Home

Como lavar cada tipo de tecido de A a C

Lave seguindo indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

 
Cada tecido tem uma trama diferente e merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e durabilidade.

Os tecidos seguem padrões, que apresentam singularidades que fazem com que sejam mais grossos, delicados, leves ou pesados.

Então, é evidente que não podemos lavá-los da mesma maneira.

Quando fazemos isso, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa!

Saber como manter as roupas impecáveis é desejo de todos. Além do apego, algumas roupas foram caras, então, é natural querermos que ela fique conosco para sempre. Portanto, seguir nossas orientações quanto à lavagem correta, fará toda a diferença! O resultado é compensador.

A variedade de tecidos é cores é grande. Seja de algodão, jeans, caxemira, cambraia, cetim, seda, rendas ou lã, é preciso saber a maneira correta de lavar cada um desses tecidos:


Como lavar: Algodão Branco
Como lavar cada tipo de tecido de A à C
Veja que interessantes nossas dicas para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem utilizar água sanitária:

1ª opção: Molhe a roupa e, em seguida, coloque numa solução de uma tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, (o bicarbonato evita que o anil manche a roupa). Deixe de molho por 4 horas.

2ª opção: Ferva a roupa, adicionando suco de limão no ponto de fervura.

3ª opção: Dissolva em água fervente 2 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de aguarrás e 1 colher de sopa de amoníaco para, finalmente, acrescentar água fria no balde em que a roupa ficará de molho por 4 horas. Arremate a lavagem com um bom enxágüe.

4ª opção: Num balde grande, dissolver 2 colheres de sopa de sabão em pó. Bater bem até formar espuma e acrescentar um saquinho de filó contendo cascas de ovos esmagadas. A roupa deve ficar neste molho por cerca de 1 hora.

Manchas de Transpiração em algodão branco

Manchas Leves: Passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido. Depois, proceda à lavagem comum.

Manchas Maiores: Proceda como descrito na 1ª opção, mas exponha a parte manchada ao sol. Ferva a roupa, colocando na água da fervura um pouco de suco de limão.

Manchas Antigas: Faça uma pasta de sabão em pó com ácido bórico. Esfregue a pasta nos lugares manchados, para depois lavar como de costume.

*Atenção: não deixe roupas de tecido de algodão secar totalmente, pois ficarão difíceis de passar. Passe as peças úmidas e depois as coloque ao sol para terminar de secar.

Como lavar: Cambraia

• Lave as peças de roupa de cambraia em água quente com sabão em pó para tecidos delicados.

• Enxágüe em água fria e amaciante.

• Não torça este tipo de tecido, apenas pressione com as mãos sobre uma toalha felpuda. Se achar necessário um pouco de goma, use água de arroz fervida.

• Para passar este tipo de roupa, dissolva em água 1 colher de sopa de álcool e coloque num borrifador para umedecer a peça na hora de passar.

Como lavar: Cetim Branco

• Se manchou, polvilhe imediatamente a área afetada com bastante farinha de trigo e, em seguida, retire batendo de leve. Se a mancha não for removida, repetir esta operação, deixando assim por várias horas. Para retirar a farinha use uma escova macia. Posteriormente, lave com sabão para tecidos delicados e enxágüe bem.

• Para que a peça de roupa de cetim fique com aspecto de nova, passe uma solução de água com meia xícara de chá de água boricada.

• Não torça a peça de roupa. Não use pregador de roupas neste tipo de tecido. A secagem deve ser feita em cima de uma toalha.

Como lavar: Cetim Preto

• Se manchou, espalhe sal sobre a mancha e por cima coloque uma rodela de batata crua. Deixe assim de um dia para o outro, para posteriormente lavar com sabão para tecidos delicados, enxaguando bem.

• Para ficar com aspecto de novo passe em uma solução de 1 xícara de chá preto e 1 colher de café de amoníaco, que deve ser aplicada com uma esponja macia sobre o tecido.

• Não torça este tipo de roupa. Não use pregador. Seque com auxílio de uma toalha. Passe a ferro pelo lado do avesso, forrando o tecido com um pano úmido.


Como lavar: Crochê e Tricô
Como lavar cada tipo de tecido de A à C
• Em uma balde grande cheio de água morna, dissolva uma colher de sopa de sabão em pó ou de coco e 1 colher de sopa de amoníaco e bata bem até ficar uma substância espumosa. Deixe a roupa de molho nesta solução por 2 horas. Enxágüe bem.

Peças Brancas de Crochê: no último enxágüe, acrescente uma colher de água oxigenada para manter o seu aspecto de novo.

Peças Brancas de Tricô: enxágüe em água com algumas gotas de anil.

Peças de Cor Bege Clara: acrescente chá preto frio na água do último enxágüe.

• Se tiver uma peça de tricô que encolheu, prepare uma solução de água e sabão para roupas delicadas e acrescente 1 colher de sopa de álcool, 1 colher de sopa de terebintina e 3 colheres de amoníaco. Enxágüe bem e proceda como o explicado no item acima.

• A melhor maneira de retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas de lã é enrolar uma fita colante nos dedos das mãos com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a malha, até que ela fique com aspecto de nova.



Fonte: bbel


Tecnologia do Blogger.