Ad Home

Saiba como o amor muda a química do seu corpo

O corpo passa por transformações químicas quando alguém está amando.
O corpo passa por transformações químicas quando alguém está amando. Foto: Getty Images 
O amor deixa homens e mulheres de perna bamba, coração acelerado e a cabeça no mundo da lua. Mas, segundo o site Health, o amor pode causar algumas mudanças no corpo.
Pesquisadores analisaram as transformações que esse sentimento causa. Descubra.


Viciado em amor
A dopamina é a química de prazer do cérebro, a mesma que das drogas. Quando as pessoas se apaixonam, a dopamina é liberada, fazendo com que os casais se sintam eufóricos e com muita energia sobre o outro. Essa química pode estar presente tanto no começo do namoro e até com muitos anos de relacionamento.


Ocitocina
A ocitocina é hormônio que acalma os casais quando estão juntos, promovendo a intimidade. Os abraços, beijos e carícias são os responsáveis por isso. Os níveis de ocitocina também aumentam em novas mães, promovendo a produção de leite e a ligação com os bebês.


Testosterona
Embora a testosterona seja relacionada a um hormônio masculino, ela também ajuda a atiçar o sexo feminino. O sexo pode elevar seus níveis de testosterona. Os homens têm naturalmente níveis mais elevados e deixam vestígios na saliva. A transferência desse hormônio pelo beijo pode aumentar o desejo sexual.


Frio na barriga
Outro ingrediente que faz parte da poção do amor é a norepinefrina. Este hormônio do estresse aumenta o ritmo cardíaco e pode fazer com que a pessoa se sinta quente e agitada quando está perto de alguém especial. Ela também pode ser responsável por essa sensação de "friozinho estômago". Consequentemente a pessoa ficará com as mãos suadas, boca seca e palavras desajeitadas.


Ligação de amor
O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) é um conjunto de genes que controla a superfície celular de moléculas, que o corpo utiliza para aceitar invasores estranhos. Os nossos corpos exalam níveis de MHC através do suor e odor corporal, bem como a saliva. Há uma grande variedade de tipos de MHC, mas eles tendem a aparecer entre pessoas que estão se relacionando. Quanto mais diferente o MHC for entre as pessoas, mais forte será a atração.


Siga seu nariz
O nariz desempenha um papel importante no relacionamento. Feromônios são mensageiros químicos que desempenham um papel na atração sexual humana. O cheiro é uma parte do amor. Uma vez que você se apaixonar por alguém, seu cheiro pode se tornar algo poderoso.


Fonte: Terra. Mulheres
Tecnologia do Blogger.