Ad Home

Os melhores alimentos para aumentar a concentração

Salmão, chá verde e chocolate são algumas comidas que ajudam a aumentar o foco
Salmão 
O tradicional cafezinho para despertar no trabalho ou em outras atividades que exigem concentração pode ser uma armadilha. Se consumido de forma exagerada, o café pode acabar com o foco, assim como bebidas alcoólicas, gorduras saturadas e trans, muita carne vermelha, açúcares simples (como glicose e frutose) e carboidratos refinados, como açúcar e o arroz branco.

Quem afirma é a nutricionista Roseli Rossi. Segundo ela, com o estresse do cotidiano, os chamados radicais livres produzidos no corpo podem aumentar os riscos de envelhecimento precoce, câncer, doenças degenerativas e problemas neurológicos.

Alguns alimentos, no entanto, ajudam a evitar esses danos e, de quebra, melhoram o desempenho do cérebro, aumentando a concentração e o poder de raciocínio. Veja a seguir quais são eles.

Salmão, sardinha e arenque

Esses três peixes são boas opções para quem deseja recuperar a concentração por possuírem ômega 3. De acordo com Roseli, esse ácido graxo ajuda na sinalização nervosa, facilitando a comunicação entre os neurônios e, assim, melhora a saúde do cérebro.

Açafrão

Essa especiaria pode ajudar no foco em atividades mais complexas por conter um pigmento chamado curcumina. “Esse é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório que ajuda na prevenção de doenças neurológicas além de combater os radicais livres ocasionados pelo estresse”, afirma a nutricionista.

Chocolate

A cafeína presente no chocolate pode ser uma aliada à concentração. Isso porque ela “é um estimulador natural do sistema nervoso central, ajudando a manter o raciocínio e o cérebro em estado de alerta”, diz .

Chá verde, cenoura, tomate, espinafre

Esses quatro alimentos, de acordo com Roseli Rossi, possuem flavonoides em sua composição. A substância, também encontrada no vinho e na soja, faz bem para a circulação e para o desenvolvimento de vasos sanguíneos, o que facilita a irrigação das células, inclusive as do sistema nervoso.


Fonte: Exame
Tecnologia do Blogger.