Ad Home

Entenda a diferença entre os principais tratamentos dentários

Implante, faceta, clareamento dental e aparelho ortodôntico: conheça a diferença existente entre os quatro tratamentos dentários mais eficientes.
 

 Antes de fazer qualquer implante ou outro procedimento odontológico é preciso procurar um especialista, mas entender de antemão alguns detalhes do tratamento pode ajudar até na hora de tirar algumas dúvidas com o dentista.

Implante

· O que faz pelo sorriso  
Substitui o dente que foi perdido. Onde havia um vão, ganha-se um dente idêntico a um natural.

· Procedimento
É possível fazer vários implantes. Para quem usa prótese total (dentadura), aconselha-se a colocação de quatro implantes em que se prende uma nova prótese. "Usamos um pino que substitui a raiz do dente e se integra ao osso. Fica perfeito", diz Flávio Zoéga Marotti, coordenador dos cursos de pós-graduação em Odontologia do Senac-SP.

· Tempo de tratamento
Varia. Alguns implantes são imediatos, outros podem demorar até seis meses. Depende da condição do osso que irá se integrar ao novo dente.

· Quem não deve fazer
Pacientes com problemas de saúde como glicemia descompensada e doenças cardíacas precisam, antes, se tratar dessas complicações. Fumantes têm risco 35% maior de rejeição.

Faceta

· O que faz pelo sorriso  
Branqueia, corrige a arcada desalinhada, aumenta os dentes desgastados e também reduz grandes espaçamentos entre os dentes.

· Procedimento
As facetas são películas finas coladas na frente dos dentes. São como "máscaras" que imitam um dente perfeito. A colocação de quatro ou seis facetas nos dentes da frente da arcada superior já é suficiente para mudar completamente o sorriso. Hoje em dia, a porcelana é o material preferido dos profissionais por sua qualidade, mas há também facetas de resina, mais baratas, porém menos resistentes.

· Tempo de tratamento
Cerca de duas semanas. Mas, normalmente, é preciso fazer um clareamento dental antes.

· Quem não deve fazer
Pessoas com grande sensibilidade nos dentes, pois é necessário desgastar o esmalte antes da aplicação da faceta. Alguns dentistas não aconselham, também, para quem sofre de bruxismo (ranger de dentes).

Clareamento dental

· O que faz pelo sorriso  
Reduz o aspecto amarelado dos dentes, deixando-os num tom mais próximo ao branco.

· Procedimento
O clareamento pode ser realizado em casa ou no consultório, ou combinando os dois métodos. O procedimento caseiro é feito com moldeiras onde se coloca o clareador. Elas devem ser usadas por algumas horas todos os dias. No consultório, o dentista utiliza um produto ativado por um feixe de luz.

· Tempo de tratamento
Em média, três semanas.

· Quem não deve fazer
"É desaconselhável para fumantes e quem toma muito café, pois tanto a nicotina quanto a bebida mancham os dentes. Após o clareamento, esses corantes aderem mais facilmente", explica Flávio Marotti.

Aparelho ortodôntico

· O que faz pelo sorriso
Movimenta os dentes, deixando-os alinhados. É indicado para quem tem dentes bonitos e preservados.

· Procedimento
Hoje também realizada em pessoas adultas, a correção ortodôntica da arcada exige uma visita mensal ao consultório depois da colocação do aparelho. A boa notícia é que, nos adultos, por não estarem em fase de crescimento, o processo todo é mais simples e menos dolorido.

· Tempo de tratamento
Em adultos, no máximo dois anos.

· Quem não deve fazer
Pessoas que não escovam os dentes com capricho ou que tenham infecções bucais, gengivas inflamadas ou cáries. Após a correção desses problemas, pode ser colocado o aparelho.




FonteMdeMulher
Tecnologia do Blogger.