Ad Home

Cheiro do alimento influencia tamanho da mordida

Quanto mais forte o aroma, menor é a quantidade de comida que se coloca na boca em cada mordida.
Estudo holandês aponta que controlar o cheiro do alimento pode fazer com que a pessoa coma menos
O tamanho da mordida que se dá em um alimento está relacionado com a textura do alimento e a familiaridade com ele. Já se sabe, por exemplo, que as menores são dadas em alimentos que precisam de mais mastigação ou que são desconhecidos. Uma pesquisa publicada no Flavour, periódico do BioMed Central, demonstra que há um outro favor envolvido: o aroma. Segundo o estudo, alimentos com cheiros mais intensos também levam a mordidas menores. O controle desse mecanismo poderia, então, ser usado como mais uma ferramenta na perda de peso.

De acordo com os pesquisadores, manipular o odor do alimento pode fazer com que a pessoa consuma até 10% menos comida por mordida. Combinar o controle do aroma com o tamanho da porção poderia, portanto, enganar o corpo. Assim, o organismo seria levado a se sentir saciado com uma quantidade menor de comida – o que, obviamente, ajudaria na perda de peso.


Durante o estudo, os cientistas criaram um sistema para impedir que outras sensações influenciassem o tamanho da mordida. Enquanto os voluntários comiam uma sobremesa, diferentes tipos de cheiros eram apresentados diretamente no nariz do participante. Quanto mais forte era o odor, menor era o tamanho da mordida.


"Há um feedback inconsciente que regula o tamanho da mordida em função da quantia de sabor experimentado", diz René A. de Wijk, coordenador da pesquisa.




Fonte: Veja
Tecnologia do Blogger.