Ad Home

Pequenas atitudes diárias chegam a reduzir custos de produção

 Muita gente se arrepia só de ouvir a expressão “reduzir custos” pelos corredores da empresa, associando a medida à demissão de pessoal. No entanto, a estratégia pode envolver atitudes mais simples e menos traumatizantes, como a economia de água, energia e matéria-prima, que podem significar uma redução de até 90% nas despesas da organização.

O número faz parte dos resultados do programa “Cinco menos que são mais”, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que nos últimos seis meses capacitou 37 empresários baianos para aumentarem sua rentabilidade com a diminuição de desperdícios.

Dono de uma oficina mecânica de caminhões, a Automolas Clara, Olinto Clara da Silva não enxergava que tinha um consumo tão exagerado. Ele chegava a usar 5 mil litros de água por dia para lavar as peças e, após dois meses no programa, conseguiu reduzir para 3 mil.

O gás utilizado no massarico para solda e corte de peças também foi controlado. Além disso, o estoque foi revisado, colocando peças obsoletas em promoção.
“Em 60 dias já reduzi meus custos em 10%. Aprendi que a empresa vive de economia e isso traz mais lucro ”, comemora Olinto, que pretende investir na empresa e oferecer mais benefícios aos funcionários com o valor reduzido.
Atarde
Tecnologia do Blogger.