Ad Home

Carro elétrico poderá ter isenção de IPI

Benefício seria concedido por dez anos, de acordo com projeto analisado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado

Os veículos híbridos ou elétricos de fabricação nacional poderão ficar isentos do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pelo prazo de dez anos. É o que estabelece projeto de lei do Senado (PLS 255/2010) que será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais na próxima quarta-feira, a partir das 9h.

De autoria do ex-senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), o projeto também prevê isenção do Imposto de Importação por dez anos para as peças importadas para a fabricação desses carros, quando não houver peças similares nacionais.

Desenvolvimento

Na justificativa do projeto, o autor diz que "o desenvolvimento de veículos automotores elétricos tem sido considerado estratégico, tendo em vista que esse tipo de veículo reduz drasticamente a poluição local do ar e a poluição sonora. Isso será tão mais verdadeiro quanto maior for a participação de fontes renováveis na matriz de energia elétrica".

O projeto tem o apoio do relator, senador Gim Argello (PTB-DF). Se aprovado, segue para análise da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura. As informações são da Agência Senado.
Tecnologia do Blogger.