Ad Home

Balanço de atendimento no domingo de carnaval

 O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, conheceu neste domingo o esquema especial montado pela Vigilância Epidemiológica do Estado para o Carnaval.  Os trabalhos estão sendo desenvolvidos no Laboratório Central. O ministro destacou a parceria entre Estado e governo federal para o carnaval. “Hoje nós temos 13 polos em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, para atendimento em todo o espaço da folia. Este ano, temos a capacidade de fazer pequenas cirurgias e mobilizações dentro do circuito. Estamos adotando um novo modelo de deslocamento dos cirurgiões, proporcionando um atendimento médico mais rápido e de melhor qualidade”.


Atendimentos


Neste domingo (19/02), quarto dia oficial do carnaval de Salvador, de meia noite até às 17h, as unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que estão prestando assistência aos casos de maior gravidade relacionados com a festa contabilizaram 28 atendimentos, a maior parte foi por conta de agressão física, sendo 22 registros. Das ocorrências, 17 foram no Hospital Geral do Estado, uma no Hospital Ernesto Simões Filho, cinco no Hospital Geral Roberto Santos, outros três no Hospital João Batista Caribe e dois no Hospital Eládio Lassere. Ao todo, desde a quinta-feira foram feitos 97 atendimentos relacionados ao carnaval nas unidades da Sesab. Em 2011, também no quarto dia de folia até as 17h, foram realizados 32 atendimentos.

No Centro de Informação Antiveneno (Ciave), neste domingo, não houve registros de atendimentos relacionados com a festa. O Ciave, esta mantendo o funcionamento em regime de plantão ininterrupto no carnaval, realizando atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxicas. O Ciave ainda disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas, e atende pelo número 0800 284.4343

Fique Sabendo

Nos dois postos de atendimento do “Fique sabendo”, onde está sendo disponibilizado o teste rápido para a detecção precoce do HIV, neste domingo, até as 16h, foram atendidas 121 pessoas. Dos testes realizados, um foi positivo. O rapaz que teve o vírus HIV detectado foi encaminhado para atendimento no Serviço Municipal de Assistência Especializada – SEMAE. O posto que está funcionando na Faculdade de Medicina, no Pelourinho, continuará atendendo durante o carnaval de 9h às 17h e o posto instalado no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina, fica aberto de 9h às 18h.


Doação de Sangue

A doação de sangue na Fundação Hemoba não funcionou neste domingo, mas o serviço de coleta volta a atender nesta segunda-feira, das 7h30min às 18h30, mesmo horário que funcionará na terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, a doação de sangue poderá ser feita das 13h às 18h30.
Sesab
Tecnologia do Blogger.